Neonatologia | Os enfermeiros da neonatologia

É inevitável falar de neonatologia sem falar daqueles profissionais incríveis que lá trabalham. Não descartando os médicos, que sempre foram do mais simpático e profissional possível connosco e a quem devemos a vida das nossas filhas,  e as auxiliares de ação médica que sempre foram incríveis connosco, a minha profunda admiração vai para aqueles que 24 sob 24h não tiravam os olhos das nossas filhas, os enfermeiros. E juro que não estou a puxar a brasa à minha sardinha!

Não me canso de repetir que os enfermeiros da neonatologia são seres especiais. Porque para além de terem a vocação para a enfermagem, parece que nasceram especificamente para a neonatologia. Sente-se isso ao vê-los trabalhar. Todos os dias dava por mim a admirar a forma como cuidavam daqueles seres minúsculos que tinham nas mãos. A cuidar dos nossos como se fossem deles.

Cuidavam das nossas bebés com o mesmo carinho, empenho e amor com que eu própria cuidaria sendo a mãe. Muitas vezes dava por mim a pensar que eles não precisavam de ser assim, podiam simplesmente fazer o trabalho deles mas o que eles faziam ia muito além do trabalho deles. 

Encantava-me o tom com que falavam com os bebés, os monólogos engraçadissimos que tinham com eles, a leveza do toque quando lhes iam prestar cuidados, a delicadeza com que o faziam, o ir à incubadora acalmá-los sempre que um deles chorava e os pais não estavam lá naquele momento, a preocupação pelo conforto e bem estar deles, a perspicácia com que percebiam quando algum não estava bem, a luta e o desejo para que tudo corresse bem, a alegria que manifestavam pelas pequenas vitórias que iam atingindo, o encanto com que lhes escolhiam roupinhas bonitas e à medida deles para lhes vestir (no Porto a roupa era da maternidade, não usavam nada nosso), os adjectivos carinhosos e fofinhos que lhes davam, o entusiasmo com que nos contavam as peripécias que as nossas bebés faziam quando não estávamos lá. Quando à noite regressava a casa vinha triste por deixá-las mas sempre confiante de que ficava lá alguém que cuidaria das minhas filhas como eu própria cuidaria. Presenciei muitas vezes estarem a fazer registos com um bebé, que estivesse choroso, ao colo ou num sling improvisado com um lençol. Assisti à quantidade de vezes que iam a um berço ou incubadora meter a chupeta na boca e aconchegar um bebé. 

Incrivelmente, com todo o trabalho que tinham em mãos com os bebés, ainda conseguiam ter tempo para cuidar de nós, pais. Porque um enfermeiro de neonatologia não cuida só dos bebés, cuida também dos pais. Estão constantemente a ter que responder a um milhão de dúvidas e respondem a cada uma delas com toda a paciência e calma. Dão o sorriso que precisamos num momento difícil, escolhem as palavras mais leves para nos darem uma notícia má, preocupam-se sempre com o nosso descanso e bem estar físico e emocional (quantas vezes nos disseram para sairmos um pouco e irmos dar uma volta só os dois ou almoçar fora). Foram a nossa família enquanto lá estivemos, as pessoas em quem confiávamos cegamente e que tanto nos fizeram rir quando nos apetecia chorar. 

Olhava para eles e via o amor com que trabalhavam. Dava por mim a pensar que parecia que gostavam tanto das nossas filhas quanto nós próprios, pelo carinho que demonstravam. No fundo todos os bebés que por lá passam também são um pouco deles. Ficamos com cada um no coração e adoramos ir visita-los quando vamos às consultas. Felizmente as nossas filhas nunca se vão lembrar do que viveram na neonatologia mas nós pais jamais esqueceremos e farei sempre questão de lhes contar que, apesar de terem sofrido muito, foram tratadas com muito amor.
É caso para dizer: nem todos os super heróis usam capa, alguns usam farda. Um enorme obrigada a todos os profissionais que fizeram com a nossa história na neonatologia tivesse um final feliz.


3 comentários :

  1. Tudo dito neste texto. Eu só tenho de agradecer as enfermeiras por todo o carinho e dedicação que tiveram com o meu filho e comigo e com o meu marido. Acho que não a palavras suficientes para agradecer tudo o que elas fizeram pelo meu filho e por outras crianças.

    ResponderEliminar
  2. Só quem passou por isto sabe o quanto e verdade,enfermeiros que poem a vida hospital a frente da deles fazendo horas extra só para não deixar os nossos filhos sem cuidados.
    Bem haja aos enfermeiros das neonatologia

    ResponderEliminar