Neonatologia | O dia em que encerramos este capítulo

Quando as gémeas nasceram mentalizamo-nos que o internamento seria longo, nunca ninguém fazia uma previsão do tempo mas foi-nos dito que seriam alguns meses. A partir daí preparamo-nos psicologicamente para passar muito tempo no hospital e deixamos de criar expectativas relativamente à alta delas. A ansiedade só surgia quando o peso delas começava a aproximar-se do peso com que habitualmente dão alta, os 2kg ( no caso delas tiveram alta com 1800gr). 

Na neonatologia qualquer pequena vitória delas era um motivo de festejo para nós. Fosse um pequeno aumento na quantidade de leite que toleravam, um pequeno aumento de peso, um xixi mais abundante, a diminuição do oxigénio necessário. Mas havia duas metas que traçamos durante o internamento e que eram aquelas que foram o maior motivo de festejo, a saída da incubadora/passagem para o berço e o dia da alta. A saída da incubadora fazia-nos vê-las como bebés mais normais, em que já não precisavam de estar dentro da caixinha. E a partir do momento em que saem da incubadora, geralmente, é um pequeno passo até ao dia da alta. Mas se por um lado ficamos radiantes quando elas saíram das incubadoras por outro lado ficamos também um pouco apreensivos porque fora das incubadoras estavam mais expostas a vírus e infeções e o sistema imunitário de bebés extremamente prematuros é muito frágil. 

Numa manhã cheguei à neonatologia e foi-me dito que a Carminho ia sair da incubadora. Pesava sensivelmente 1400gr. Fiquei no tal misto de felicidade vs preocupação mas a felicidade vencia. Foi o dia em que comecei a ver uma luz ao fundo do túnel. 

A Carminho ia sair da incubadora e precisava de roupa. Boa! E onde é que eu arranjo roupa para uma bebé de 1400gr e 30 e tal centímetros?! Já tinha comprado algumas roupinhas em tamanho 00 onde cabiam três Carminho’s (só para terem uma ideia era como vestir um babygrow de 6 meses a um recém-nascido). Tinha imensa roupa interior que uma mãe que também teve um bebé prematuro (e que ainda hoje não sei quem foi mas agradeço imensamente) gentilmente deixou com uma familiar do meu marido para me entregar (sim, há boas pessoas!) e esses interiores foram a minha salvação tanto com a Carlota como com a Carminho porque ficavam mesmo à medida. Uma amiga arranjou-me também bastante roupa interior mesmo pequenina oferecida por uma loja que tinha fechado recentemente. Mas precisava de arranjar roupa exterior quentinha. E lembrei-me das mãos de fada da Tia Ni que em tempo record me fez uns conjuntinhos. E incrivelmente, mesmo sem nunca ter visto a Carminho, lhe ficaram mesmo à medida. Pode parecer uma futilidade mas para quem tem bebés tão pequenos é uma dificuldade enorme. 






Após a saída da incubadora demorou cerca de três semanas até chegar o dia mais esperado. Naquela manhã tinha ido a uma consulta de oftalmologia com a Carlota ao Hospital de Santo António no Porto e ia mais tarde ao hospital ter com a Carminho. Recebo uma chamada da neonatologia de Viana. Mal atendi a voz do outro lado, uma colega de curso, diz-me: “Não te assustes! É só para te dizer que a Carminho vai ter alta! Anda com calma do Porto e traz tudo para a levares para casa!”. Comecei automaticamente a chorar e a tentar conter a felicidade mas quando dei por mim já estava em histerismo em plena sala de espera a repetir: a Carminho vai ter alta! A Carminho vai ter alta! 

Cheguei a casa, deixei a Carlota com a minha mãe, peguei nas coisas todas necessárias para trazer a Carminho para casa e voei para o hospital. Cheguei lá e encontrei as duas enfermeiras, curiosamente as duas minhas colegas de curso, tão eufórica quanto eu. Estiveram comigo durante um mês e meio e sabiam o quanto aquele momento era importante para mim. Parecíamos três crianças a vestir a Carminho e a tirar as fotografias que marcavam o dia da alta dela. Aquele era sem sombra de dúvidas um dos dias mais felizes das nossas vidas. Três meses e meio depois levávamos a nossa guerreira para casa. Era o dia em que encerrávamos o capítulo mais difícil da nossa história. Achávamos nós...




Sem comentários :

Enviar um comentário