Gravidez | Porquê que a Carminho não tem o antebraço esquerdo?

Uma das primeiras perguntas que a Constança fez (com apenas 19 meses) depois da Carminho ter alta da neonatologia foi: “a mão?”.  Estava a namorar a irmã e a examiná-la ao pormenor quando percebeu que havia ali alguma diferença. Não se consegue explicar a uma criança de 19 meses o que vou explicar a seguir e por isso limitei-me a subir a manga do body e a dizer-lhe: “A maninha não tem esta mão meu amor, só tem a outra!”. Para ela aquela resposta foi esclarecedora, embora sempre que se lembrava voltava a perguntar pela mão e de seguida dizia: “não tem! Só tem a outra!”. Em pouco tempo habituou-se a ver a irmã assim e hoje já não pergunta. Só ajuda a irmã quando a vê em apuros por falta do apoio daquela mão.

Depois do parto fomos contando aos familiares e amigos que nos ligavam a felicitar pelo nascimento delas e a saber notícias das meninas e rapidamente se espalhou a novidade. Também não pretendíamos guardar segredo. A nossa filha é assim e nada vai mudar isso por isso só tínhamos que aceitar e encarar. Independentemente disso o nosso foco continuava a ser a sobrevivência dela.

Rapidamente vários entendidos na matéria inventaram as mais diversas causas para isso ter acontecido. O cordão umbilical garrotou-lhe o braço e teve que ser amputado. Fracturou durante o parto (e com tamanha brutalidade que a fractura foi irremediável!). Nasceu siamesa pelo braço com a irmã e tiveram que as separar e a Carlota ficou com o braço e a Carminho sem ele. Foi pela posição na barriga, estava em cima do braço e este acabou por partir. Não se formou. Depois de nascer tentaram pôr um cateter naquele braço e agrediram de tal forma que acabou por ter que ser amputado. Foi queimado/cortado com o laser em Londres. E juro que ainda ouvimos mais algumas versões que agora não me recordo. 

Muito poucas foram as pessoas que tiveram coragem de nos perguntar o verdadeiro motivo e eu compreendo perfeitamente. Numa situação idêntica também não sei se teria coragem de abordar o assunto por medo de ferir susceptibilidades. 

Mas afinal porquê que a Carminho não tem antebraço esquerdo?



No momento do parto, quando me disseram que a Carminho tinha ficado sem a mão, fiquei convencida que era “apenas” a mão. O corpo de um prematuro é muito desproporcional, com mãos, pés e cabeça enormes em relação ao resto do corpo que era tão minúsculo. Por isso era difícil perceber que não era apenas a mão. Só umas três semanas depois com o crescimento dela é que comecei a perceber que não seria só a mão e questionei a equipa médica. Era efectivamente todo o antebraço. 

A causa chama-se: brida amniótica. De uma forma muito básica uma brida amniótica é uma banda fibrosa, tipo um fio, que fica pendurado desde a placenta a flutuar no líquido amniótico e se for suficientemente comprido pode garrotar (ou não) uma parte do corpo. Pode ainda causar malformações por exemplo na cara. Podemos ter uma ou várias bridas amnióticas. Esta brida geralmente é causado por um traumatismo (um embate com a barriga). No caso da Carminho suspeita-se que tenha sido causada pelo tratamento a laser efectuado em Londres e está ainda em estudo a incidência de bridas neste tipo de tratamentos. Foi um tratamento agressivo e pode ter originado uma ruptura na bolsa amniótica provocando a brida. Geralmente esta é detectada ao longo da gravidez, nas ecografias, mas no meu caso só soube à nascença. 



Nasceu com a brida amniótica a garrotar o membro superior esquerdo e como tal este esteve privado de circulação sanguínea. Desta forma, à nascença, necrosou acabando por cair três semanas depois. Durante essas três semanas ficou ali algo idêntico a uma folha seca, muito encolhida e frágil.

Como eu costumo dizer, aquilo que lhe salvou a vida tirou-lhe um antebraço. E a vida dela é muito mais importante do que um antebraço!

8 comentários :

  1. Vera ... Sem dúvida a vida dela vale bem mais que o antebraço. Seja lá qual tenha sido o verdadeiro, motivo tenho para mim que a Carminho veio para demonstrar uma força enorme. E como ve, ela faz as mesmas coisas que todos os outros, com maior ou menor destreza mas chega lá. Beijinhos 😘 para todas as princesas

    ResponderEliminar
  2. Vera ... Sem dúvida a vida dela vale bem mais que o antebraço. Seja lá qual tenha sido o verdadeiro, motivo tenho para mim que a Carminho veio para demonstrar uma força enorme. E como ve, ela faz as mesmas coisas que todos os outros, com maior ou menor destreza mas chega lá. Beijinhos 😘 para todas as princesas

    ResponderEliminar
  3. Estou adorar ler o seu blog , a senhora é uma mãe coragem e as meninas umas verdadeiras guerreiras. Muitos bjs para todos

    ResponderEliminar
  4. Mãe coragem. Leio e releio cada texto. Muito bem escrito. Sinto-me presente...

    ResponderEliminar
  5. Estou grávida de 37semanas e encontrei o seu Instagram ontem à noite por um mero acaso e resolvi vir ler o blog. Assim que comecei já não consegui parar de ler. Só parei quando já não havia mais para ler.. A maneira como escreve e como expõe a sua história, a vossa história, é incrível. Não deixa ninguém indiferente! Muitos Parabéns por toda a coragem e força que teve e que tem e pelas suas meninas fortes que já ultrapassaram tanto em tão pouco tempo! Obrigada pela partilha ❤️

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma Carminho também e também ela cresceu na minha barriga com uma brida.
    Felizmente não lhe causou mal formações mas relembro com muita angústia aquelas longas semanas até ao parto.
    Muita admiração por vocês! Família linda ♥️

    ResponderEliminar