Gravidez | Gémeos? Não posso ter gémeos!


Começando pelo início.

Descobrir que estava grávida novamente não me assustou nem um pouco, confesso que até fiquei radiante. A Constança tinha apenas 12 meses mas já tínhamos definido que a meio desse ano queríamos engravidar por isso só nos antecipamos seis meses, o que nessa fase da Constança fazia muita diferença!

A grande preocupação surgiu no momento da ecografia. Minutos antes a obstetra tinha-me dito que tinha ocorrido a mesma situação com ela, tinha um filho de 12 meses quando engravidou e eram DOIS! Disse-lhe de imediato para não me dizer uma coisa daquelas, que estava fora de questão eu ter gémeos.

Começou então a ecografia e estava muito silenciosa. Perguntei se havia algum problema ao qual me disse para ver eu mesma. E virou o ecrã para mim. Não queria acreditar! Eram duas bolsas. E a minha reação imediata foi dizer: gémeos?! Eu não posso ter gémeos! Penso que seja um sentimento recíproco à maioria dos casais no momento em que lhes é dito que são dois.

Uma das bolsas estava muito mais pequena do que a outra e a obstetra ressalvou que achava que aquela não ia desenvolver. Pode parecer horrível mas confesso que fiquei feliz! Ter gémeos nunca fez parte dos meus planos e com uma bebe ainda tão pequenina isso assustava-me imenso. 

Para verificar se realmente a outra bolsa estaria ou não a evoluir fizemos uma nova ecografia alguns dias depois. E ouvi aquilo que mais desejava! Aquela bolsa não evolui. Respiramos de alívio! Por pouco tempo.

A obstetra estava então a avaliar o tamanho da outra bolsa e mais uma vez o silêncio. Perguntei novamente se estava tudo bem e novamente o ecrã foi virado para mim. Havia batimentos cardíacos em dois pontos diferentes dentro da mesma bolsa. Ainda questionei se não seria apenas o cordão umbilical mas não. Eram mesmo dois corações. A pergunta que se seguiu (patética por sinal): isso quer dizer que eram três?! Afinal continuava a ter motivos para respirar de alívio, eram SÓ dois.

Costumo ser muito optimista e nunca complicar mas não posso negar que esta situação me deixou muito apreensiva e até apática. Eram muitas mudanças para assimilar! E só uma semana depois é que conseguimos falar sobre isso e  dar a novidade aos nossos familiares.

4 comentários :

  1. Olá, por aqui passamos pelo mesmo. Gémeos nao oferece ser!!! Uma bolsa na 1a eco parecia não ter nada mas uma semana depois, dois corações batiam. Os meus meninos nasceram no final de Novembro e apesar de todos os medos e dúvidas agora sei que soassim estou completamente. Que tudo lhe corra pelo melhor e que as suas meninas sejam sucegadinhas como os meus. Vai amar ser mãe de gemeos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada 😊!! As minhas meninas já tem 17 meses mas só agora estou a contar a história delas desde o início.. e foi tal e qual como vocês, no início foi o choque mas agora não fazia sentido ser de outra forma! Beijinho e muitas felicidades

    ResponderEliminar
  3. Duas, duas...! Que imenso! Parabéns... 💟

    ResponderEliminar
  4. Olá, passei pelo mesmo,também temos uma Beatriz que faz 3 anos em Junho e a Clara e a Carminho que nasceram de uma gravidez gemelar que fazem 2 meses dia 18 de Março .. Quando a Beatriz tinha 2 anos também decidimos dar um mano ou mana pois não queríamos muita diferença de idades entretanto engravidei e quando fui fazer a ecografia também não queria acreditar quando a médica disse que eram gémeos naquele momento parecia um papagaio repeti N vezes "está a brincar não está???!" custou sem dúvida a assimilar mas agora apesar de super cansativo pois a Beatriz também ainda é muito pequenina e precisa de muita atenção é sem dúvida o melhor do mundo. Costumo dizer que é sem dúvida a melhor aventura a 5!! �� Beijinhos e tudo a correr bem!!

    ResponderEliminar