Gravidez | A viagem de ambulância

Como nada na minha gravidez cumpria os parâmetros normais, a transferência para outro hospital não ia ser uma excepção à regra. Nunca tinha andado numa ambulância enquanto doente e não é propriamente uma experiência muito agradável. Ia conversando com a enfermeira que me acompanhava e pensando em toda aquela situação. Ao longo das 28 semanas de gravidez nunca tive indícios de que pudesse entrar em trabalho de parto tão precocemente e tinha consciência de que aquilo só aconteceu por causa de todo o stress vivido na noite anterior por causa do internamento. Tentei controlar-me mas não conseguia. Quanto mais pensava que tinha que me acalmar mais chorava. Mas agora o mal estava feito e tinha mesmo que controlar a minha ansiedade para não piorar a situação.



Estávamos a cerca de dez minutos do hospital quando a enfermeira perguntou às tripulantes da ambulância se faltava muito. Ir contra a marcha estava a deixar-me nauseada e não sei se aguentaria muito mais tempo sem vomitar. Achei estranho não termos apanhado trânsito, tendo em conta que aquela hora os acessos ao Porto estão sempre muito condicionados. E finalmente chegamos! Sabia que era um hospital que tinha sido todo remodelado, era a antiga maternidade Júlio Dinis mas não sabia que seria uma maternidade tão grande e tão igual ao Hospital de Braga. Comentei com as tripulantes da ambulância que era igualzinho ao Hospital de Braga ao que elas responderam “ e é o Hospital de Braga!”. Por momentos fiquei feliz. Tinha mesmo preferência por ir para Braga. Os acessos são melhores, com menos trânsito, sem portagens. Já conhecia parte da equipa de obstetrícia porque tive consultas lá e tinha família a viver em Braga que nos podia ajudar. 

Perguntei se tinham a certeza que era ali que eu ia ficar porque o médico tinha dito que não havia vagas em Braga. Disseram que sim, era o que estava escrito na guia de transporte! E mostraram à enfermeira. Antes de me tirarem da ambulância a enfermeira telefonou à sua chefe para confirmar e confirmou-se que tinha sido um erro da administrativa ao passar a guia de transporte. Eu ia efectivamente para o Porto. E sucedeu-se uma situação aborrecida para as tripulantes da ambulância. Elas não podiam levar-me para o Porto com aquela guia de transporte porque caso acontecesse alguma coisa seriam as responsáveis e como tal tínhamos que voltar a Viana do Castelo para ir buscar uma nova guia de transporte. Comecei a ver a minha vida a andar para trás! Já tinha andado cerca de uma hora de ambulância. Estava nauseada e aquela posição já estava a ficar incomoda. Regressar a Viana e ir para o Porto a seguir implicava pelo menos mais 2h. A enfermeira suplicou que não viéssemos a Viana e que me levassem para o Porto. Eu estava com ameaça de parto pré termo e não podíamos perder tanto tempo. Houve momentos de hesitação. A renitência da condutora era legítima mas os argumentos da enfermeira também o eram. Telefonaram para o quartel e lá conseguiram contornar a situação. Íamos directas para o Porto. 

Quando chegamos ao Porto fui encaminhada para a urgência obstétrica. O meu marido já estava na sala de espera e entrou comigo. Eram cerca das 19h. Fui avaliada por um médico. Fez ecografia, toque para ver a dilatação, leitura da carta de transferência e dos relatórios todos. Cerca de uma hora depois  perguntou-nos se estávamos elucidados para as sequelas com que a Carminho poderia nascer. Respondemos em uníssono “Não!”. Ninguém nos tinha falado em sequelas.

3 comentários :

  1. Oh meu Deus, mas que história , mais parece um filme... Aguardo ansiosamente o proximo post!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje tenho a certeza que os gemeos nasceram pq no dia que fui internada fartei.me de chorar por ter de "abandonar" o filhote mais velho.
    So chorei.. eu e ele,que já tinha 4anos e entendeu que eu ia para o hospital e não voltava mais.
    Nessa madrugada rebentaram as aguas..
    35sem. Mas felizmente estava tudo bem com eles e nem precisaram de neo.
    As suas palavras até me fazem doer o coração,nem imagino se tivesse sido �� um beijinho e parabéns pelas lindas meninas que tem ��

    ResponderEliminar